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segunda-feira, 4 de março de 2013

A ANÁLISE DE UM FILME E O PAPEL DA CRÍTICA


Em linguagem simples, o filme é uma  história contada por meios audiovisuais.
Analisar um filme compreende duas etapas básicas: em primeiro lugar decompor o filme nos seus constituintes elementares e em seguida compreender as relações entre esses elementos decompostos, ou seja interpretar.
Há alguma confusão entre crítica e análise de filmes. A crítica é uma actividade valorativa, ou seja, tem por finalidade atribuir o valor a um filme em relação a um determinado fim, como seja o contributo para a discussão de um determinado tema, a importância da sua cinematografia, ou a relevância dos conceitos factuais, históricos, estéticos e éticos que veicula. Já a  análise, é sobretudo objectiva e não faz qualquer juízo de valor em relação ao filme.
No entanto,  o discurso  crítico poderá beneficiar de um certo trabalho de análise, préviamente a uma atribuição de um juízo de valor.
Mas no sentido, em que a crítica tem uma função social, destinando-se a orientar e informar um público "consumidor", bastante heterogéneo, o seu discurso tende a ser menos rigoroso e mais adjectivado.
"Este é um daqueles filmes, que não encaixa numa única gaveta..."
 "O filme evita o sentimentalismo lamecha e utiliza a montagem intercalada entre as histórias das suas personagens."
" O mundo da música soul, serve mesmo só de pretexto para alguns "cameos" confrangedores e um par de actuações musicais a que os actores se entregam com gosto, mas que são filmadas sem arte nem entusiasmo."
Num filme como em qualquer outra forma de expressão artística, há um fluxo de informação desde os seus autores até ao público, provocando neste uma reação/interação, a um nível cognitivo e emocional.
Existem muitos métodos de analisar um filme: análise textual, de conteúdo, poética e audiovisual. Estes métodos são ensinados em cursos de cinema ou comunicação social e a sua discussão exaustiva, não se justifica neste espaço.
Qualquer pessoa, tem, consciente ou inconscientemente o seu método de interagir com o filme, desde o nivel mais básico ao mais elaborado. Ela faz a sua análise e também  a crítica, no sentido em que atribui um valor ao filme.
A história ou histórias veiculadas por som e imagens, evocam pensamentos, convocam conceitos e exprimem sentimentos, numa interação que envolve a inteligência e as emoções. Qualquer pessoa é portanto capaz de dizer antes de mais se gostou ou não gostou daquele filme. Já dizer porquê, implica análise e diga-se em abono da verdade que a maioria das pessoas não vai em grandes devaneios analíticos e fica-se pela não verbalização daquelas impressões.
O mais intuitivo é uma análise da história que o cineasta nos quer contar e sobretudo da forma como o faz, ou seja como utiliza todos os meios que tem ao seu dispor para nos contar essa história.
Vamos então começar no  conteúdo, procurando compreender a estrutura da narrativa, não esquecendo  o título que geralmente fornece pistas, passando depois ao enredo, conhecimento dos personagens incluindo o seu universo mental e emocional, as interações entre si e o enquadramento espacio-temporal da narrativa. 
Quanto ao "estilo" do cineasta e os meios técnicos que  ele utiliza para dar consistência, coerência e estética ao filme, convém se formos capazes, associá-los aos conteúdos e não vê-los isoladamente porque eles, em princípio, não estão ali, por acaso. Por exemplo a alternância de  abundante luz exterior  e penumbras interiores, associadas a uma determinada personagem, poderá num determinado contexto,  indiciar um estado emocional muito volátil dessa personagem. O uso de determinados planos, poderá ser adequado em certos contextos da narrativa e a introdução de elementos sonoros e/ou músicais, poderá ter cabimento em certas fases do filme. E assim por diante...
Depois desse trabalho, de que em grande parte não nos apercebemos a um nível consciente, já somos capazes de falar de um filme, não meramente contando a história ou extraindo putativas mensagens ou lições de moral, mas sobretudo falar da forma como nos marcou ou enriqueceu...









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