Pesquisar

Páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

UM PORCO EM GAZA


FICHA
Título: Um porco em Gaza (Original: "When pigs have wings")
Origem: França, Alemanha e Bélgica
Linguagem: Inglês, árabe e hebraico
Ano: 2011
Duração: 98 minutos
Género: Comédia
Argumento e realização: Sylvain Estibal
Intérpretes: Sasson Gabai, Baya Belal e Myriam Tekaia

SINOPSE
Jafaar, um pobre pescador da faixa de Gaza, um dia teve a desagradável surpresa de encontrar nas suas redes, em vez de peixe, um porco ! Um animal impuro, tanto para palestinianos como  judeus, que não pode pisar o chão sagrado da Palestina ! Jafaar tenta ver-se livre dele. Mas será que conseguirá ?

TRAILER


CRÍTICA
O jornalista, escritor e realizador francês Sylvain Estibal, atreveu-se a fazer uma comédia sobre a vida em Gaza, ocupada por colonatos judaicos e sitiada por tropas.
À partida não vejo razão para não se brincar com coisas sérias. Mas é muito arriscado e exige alguma perícia.
Apesar do carácter ligeiro do filme, há uma tentativa de passar uma mensagem séria, no subtexto, que quanto a mim, é algo forçada e estraga um pouco a boa onda do filme : a da tão desejada  convivência pacífica entre judeus e palestinianos.
Na sequência em que a mulher de Jafaar vê uma novela brasileira (!) acompanhada de um soldado Israelita, este diz-lhe que em Tel Aviv, também ele costuma ver essa novela, dando a entender ao espectador que não há assim tantas diferenças entre eles. Um casal de brasileiros não pára de discutir na novela, uma evidente analogia à situação local.
O Israelita diz que o casal da novela, tem de se entender, ao que ela argumenta: "ele deve deixá-la em paz !..."  Mais outra alusão ao conflito Israelo-Palestiniano.
No fundo, o porco, um animal tão impuro para ambos os povos, acaba por ser tolerado e mesmo explorado, como se todos admitissem, que ninguém estava "limpo" na história.
O final é um clichê pateta do futuro naquela terra miserável, com toda a gente feliz...
Enfim, não foi só aqui que este filme descarrilou...
Mesmo assim, tem o mínimo de interesse para ser visto.
Nota: **

1 comentário:

  1. O final deve-se entender no contexto do título do filme: Quando os porcos tiverem asas...

    ResponderEliminar