FICHA
Título: ARGO
Origem: EUA
Ano: 2012
Género: Drama. Histórico.Thriller.
Realização: Ben Afleck
Argumento: Chris Terrio, baseado no livro de Tony Mendez "The master of disguise: My secret life in the CIA" de 2000 e no artigo de Joshuah Bearman , na Wired de Maio de 2007, "Escape from Tehran".
Intérpretes: Ben Afleck, Bryan Cranston e John Goodman
SINOPSE
Um filme sobre a "crise dos reféns americanos", em 1979, em Teerão. Sobre o modo como a CIA arquitectou um plano de escape de 6 diplomatas americanos refugiados na casa do embaixador canadiano, sob um disfarce de membros de uma equipa de filmagens de um filme de Hollywood.
TRAILER
CRÍTICA
Um drama, com um fundo político, tratado com alguma subtileza, de um ponto de vista americano, tentando ser fiel à história "oficial", não escondendo as culpas americanas, mas diabolizando um pouco os Iranianos. Estes, parece que não gostaram do modo como a história foi contada e de como foram retratados no filme e já ameaçaram com um filme, com a sua versão dos factos. Aguardemos…
A realização e interpretação são sóbrias, excepto na parte final, em que vem ao de cima os piores clichês dos filmes de suspense, com os disfarçados quase, quase, a serem apanhados, mas por fim lá conseguem escapar…
Confesso que fui enganado e manipulado pela enésima vez, com este estratagema típico de Hollywood, porque até gostei. O primarismo e o imaginário infantil do cinema…
Um excelente retrato de época, com caracterização rigorosa.
Música da época, incluindo Iraniana.
Montes de prémios ganhos e outros no horizonte. Um candidato plausível a 7 Oscares , com algumas hipóteses na categoria de melhor filme e realização.
Por aqui já se vê, um típico produto de Hollywood...
Nota:***
Sem comentários:
Enviar um comentário