Pesquisar

Páginas

domingo, 27 de janeiro de 2013

CRÍTICA DE CINEMA

Como o título indica, hoje a minha iluminação incidirá sobre o cinema.
Desde há algum tempo que alguma coisa me andava a aborrecer no cinema contemporâneo, não sabia bem o quê. A montagem ? A música ?
Era uma sensação inefável que me fazia coçar a genitália (sinal de incómodo nas pessoas com alguma cultura), de tanta concentração e nada...
Era o volume de som !
Vocês já perceberam que a pôrra do som no cinema dos centros comerciais - não há outros... - está a um nível que até o Beethoven (segura essa culta referência) da última fase, reclamaria ?!
Pois está sim senhor. É incomodativo e vem juntar-se ao som dos cafés, etc., etc...
Penso que ver filmes em casa com o som controlado, me desabituou àquela chinfrineira que torna os filmes, às vezes, chatos. Aconteceu com "Reality".
As salas também não ajudam. Gostava do velho Trindade, com plateia e balcão, que até tinha um terraço exterior para fumar um cigarro no intervalo. Quem se lembra ?
Pois é, são daquelas coisas do passado que talvez, se voltassem...
Estar a ver filmes,  com a sala quase sempre vazia é outra coisa que me faz pensar.
Fico a ruminar que o dono deve estar a ter prejuízo e que vai fechar e é triste, ficar ali, a ouvir o eco das temporo-mandibulares a roer milho torrado e engolir líquidos aos litros.
Essa problemática social do cinema, que está sempre presente é que faz a sua riqueza e idiossincrasia. Como disse um dia Fritz Lang: "Sapato apertado e aturar chato é foda".
Grande Fritz ! Claro que em alemão fica uma frase com mais sentido e sonoridade, mas não dá "para", no momento atual, iam já falar que a Merkel e tal, eu já sei...
Voltando pois ao cinema, tem também o problema dos cheiros e dos anúncios. Que horas começa a sessão minha menina ? 15 e 30. Mentira ! Vai começar quase às 4, antes o pagante vai chupar e roer com mil anúncios que já viu umas cem vezes. Haja saco !
E isso tudo, com aquele cheiro, que entre sessões, espalham novas nuvens sobre os cheiros já instalados.
A próxima será sobre música e o chato do Caetano.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário